Algumas ferramentas as vezes passam despercebidas, e nem mesmo os usuários mais experientes lembra-se de utilizar para melhorar o fluxo de trabalho e otimizar o tempo. Nesse post, você verá 3 ferramentas que podem ajudar [e muito!] na manipulação e tratamento de imagens, sem precisar perder tempo fazendo seleções complexas.
Ferramenta “Seleção de Objeto”
A ferramenta “Seleção de Objeto” simplifica o processo de seleção de um único objeto ou parte de um objeto em uma imagem.
Basta selecionar a ferramenta, e desenhar uma região retangular ou um laço em volta do objeto desejado, e o Photoshop vai selecionar automaticamente o objeto ali dentro.
Dica: esta ferramenta funciona melhor quando o objeto está bem definido e contrastado com o plano de fundo.
Ferramenta “Correção”
A ferramenta “Correção” permite corrigir uma área selecionada com pixels de outra área ou de um padrão.
Funciona de forma semelhante ao pincel de recuperação, porém, basta selecionar a área desejada e arrastar para a área onde está o padrão a ser utilizado. Serve também para clonar regiões da imagem, como na ferramenta “Clone”.
Ferramenta “Mover Sensível a Conteúdo”
A ferramenta “Mover Sensível ao Conteúdo” é muito útil para facilitar o trabalho de manipulação de imagem.
Selecionando uma área ao redor o objeto desejado, mova o conteúdo para a nova posição e o “buraco” deixado pelo objeto será preenchido com elementos correspondentes da imagem.
Dica: essa ferramenta funciona melhor quando o fundo do objeto permanece semelhante.
Gostou das dicas?
Não esqueça de sempre testar as funcionalidades adicionais de cada ferramenta. Na barra superior do Photoshop existem opções diferentes sempre que uma ferramenta é selecionada no painel lateral. Faça testes com diferentes valores e pratique cenários novos para descobrir como se comporta cada opção, e qual é a melhor aplicação para sua necessidade.
Até a próxima dica!