Ei, você que trabalha como freelancer de design gráfico, social media ou algo do gênero: como anda a sua imagem profissional perante seus prospects?
Nesse post, daremos algumas dicas de como melhorar sua imagem e ter uma apresentação mais profissional, o que vai te ajudar a conquistar ainda mais clientes.
Crie e utilize uma identidade visual
Quando você tem uma boa identidade visual, com um logotipo profissional e elementos bem definidos que condizem com seu negócio tudo fica mais interessante.
Lembre-se que a sua identidade visual é o primeiro ponto de contato direto com o seu cliente e a primeira impressão é importantíssima. Ah, é sempre bom ter um cartão de visita à mão – você pode precisar passar o seu contato para um possível cliente e tem que se preparar para isso.
Padronize seus materiais de divulgação
Utilize a sua identidade visual para padronizar os elementos que irão compor os seus materiais de divulgação, sejam eles digitais ou impressos. O seu perfil no Instagram, por exemplo, deve “conversar” com o seu cartão de visita.
Tenha um perfil profissional nas redes sociais
Crie sua página no Facebook, um perfil no Instagram e no LinkedIn (sim, o LinkedIn é muito importante!). Separe o que é profissional do que é pessoal. Utilize seus perfis profissionais para postar conteúdo relevante para seus clientes e prospects, além de publicações com seu portfólio de materiais criados para os clientes atuais e passados. Aquela foto do churrasco do final de semana é melhor deixar para o seu perfil pessoal, beleza? 🙂
Utilize uma proposta comercial profissional
Como já foi dito, o seu material deve ser padronizado e as peças devem conversar entre si. Uma proposta comercial com design atraente e bem construída vai fazer com que seu possível cliente tenha ótimas impressões sobre o seu serviço. Se você é freelancer de mídias sociais, temos um template pronto e editável em Photoshop e Illustrator para você usar, é só clicar aqui.
Formalize-se como MEI e tenha um CNPJ
Quando você trabalha por conta própria, as vezes acaba esquecendo das obrigações legais que deve cumprir. Apesar de ser possível emitir notas fiscais como pessoa física em algumas situações, é melhor que você esteja preparado para aquele cliente um pouco maior que vai exigir que você tenha um CNPJ, ou corre o risco de perder oportunidades como essa (sim, pode acontecer!).
Não sabe como criar um MEI? A gente te ensina nesse e-book gratuito.
Crie um site com informações básicas e portfólio profissional
Crie um site ou uma página pessoal com uma apresentação do seu trabalho e seu portfólio profissional. Isso é muito importante para quando seu possível cliente perguntar aquela clássica: “tem algum lugar onde eu possa ver o que você já fez?” – e é aí que você vai mandar o link e conquistar o cliente.
Não tem o conhecimento específico para criar um site? Utilize serviços práticos como o Behance, Adobe Portfólio ou Wix para criar sua página pessoal fora das redes sociais, afinal, você precisa estar presente fora delas também.