Trabalhar em casa é uma beleza, não é?
Mas a produtividade as vezes não é lá essas coisas…
E se você tivesse um local pronto para trabalhar, fora de casa, sem precisar pagar valores fixos exorbitantes, com flexibilidade para entrar e sair quando quiser, atender seus clientes e conhecer profissionais de diversas áreas e ainda aprender com eles?
Um coworking nada mais é do que uma sala comercial pronta para receber profissionais de diferentes setores. Designers, programadores, arquitetos, engenheiros, vendedores, consultores, coachs, agentes de viagem, freelancers e uma infinidade de outros tipos de profissionais são adeptos dessas vantagens.
Então, que tal considerar o assunto?
Conheça algumas vantagens de trabalhar em um coworking:
Networking
Uma das maiores vantagens de trabalhar em um coworking, sem dúvidas é o networking que você irá fazer.
Veja um exemplo: você é designer gráfico. Ao seu lado, pode ter um arquiteto, um engenheiro e um consultor comercial. Esses três profissionais, em algum momento, serão seus clientes. Talvez você seja cliente de um deles. Isso é extremamente comum de acontecer.
Outro ponto positivo é o conhecimento trocado entre profissionais de áreas diferentes. É sério. Você aprende muito trabalhando em um coworking.
Muito menos burocracia
Alugar uma sala comercial e instalar sua empresa nela pode ser uma tarefa extremamente complicada.
São dezenas de deveres à se cumprir, além dos altos custos fixos incluídos.
Geralmente, em um coworking você pode, literalmente, chegar e trabalhar.
As estações compartilhadas – aquelas onde você está em uma sala aberta e uma mesa com mais pessoas – são de fácil acesso, e costumam ter planos por horas de uso. Então, é só levar seu notebook, sentar e trabalhar.
Em outros casos, como por exemplo nas salas privativas (sim, também é possível ter mais privacidade dentro de um coworking!), basta um contrato com um plano mensal e você tem à disposição uma sala própria, sem aquela quantidade imensa de custos fixos de uma locação comum.
Estrutura pronta
Sala de reunião, sala de espera, café e água, internet de alta velocidade, estações de trabalho prontas para usar. Tudo isso você costuma encontrar disponível em um coworking. A sua preocupação será apenas com o seu próprio trabalho.
Endereço comercial
Quando você trabalha em Home Office, as vezes podem acontecer situações pelas quais você não gostaria de passar.
Perguntas como “onde fica seu escritório?”, ou “podemos marcar uma reunião hoje a tarde?” podem criar embaraços e dificultar sua vida.
Um coworking resolve isso. Você pode ter um endereço comercial, divulgar esse endereço nos seus materiais como cartão de visita e site, e até atender clientes em uma sala bem localizada.
Endereço fiscal
Além do endereço comercial, dependendo do tipo de empresa que você pretende abrir (MEI, ME, etc), você pode precisar de um endereço fiscal.
Via de regra, é possível utilizar o seu endereço residencial para criar seu CNPJ, quando sua atividade não oferece riscos – que é o nosso caso.
Porém, um endereço fiscal em um coworking garante mais credibilidade perante seus possíveis clientes, além de diminuir as burocracias, já que o próprio coworking já possui as licenças da sala comercial. Ah, você também pode direcionar suas correspondências para o endereço do escritório.
Se você ainda não tem um CNPJ e quer aprender a se formalizar sem complicação, temos um e-book gratuito explicando como virar MEI, é só clicar e baixar 🙂
Flexibilidade e baixo custo
Como já falado, os custos fixos em um coworking são extremamente reduzidos. E, dependendo do seu plano, é possível trabalhar em horários que você escolher, sem ficar dependente de horários fixos.