A plataforma de gerenciamento de publicações para redes sociais Etus teve seus serviços derrubados na tarde desta segunda-feira (9) pelo Facebook.
Com mais de 340 mil contas conectadas, incluindo grandes marcas como SBT, Globosat e Arezzo, a ferramenta não está em pleno funcionamento.
Segundo informações do Radar Econômico, o Facebook justifica o bloqueio da ferramenta por uso de meios não autorizados para obter dados da rede social.
Em nota, o Etus diz estar em dia com as regras da API de integração do Facebook.
A Etus possui o Agendamento de Posts para Feed, Relatórios, Inbox e Timeline, de todas as redes sociais integradas OFICIALMENTE e mesmo se tivéssemos uma notificação (como algumas plataformas em todo o mundo vêm sofrendo desde 2019) não precisaríamos de período de adequação, pois já estamos adequados em todos esses pontos.
Assim como sempre fizemos, optamos em diminuir qualquer risco para você, nosso cliente, estamos buscando esclarecer todos os fatos e possibilidades diretamente com o Facebook para entender melhor todo o cenário e possibilidades.
A conta da empresa no Twitter informou que o sistema está passando por uma instabilidade que deve ser normalizada em breve.
Leia nota oficial publicada no site da plataforma:
Por volta das 15h do dia 09/08, nossa API de integração com o Facebook foi suspensa temporariamente, com isso, publicações agendadas a partir desse período não serão publicadas, até estabilização.
Com a indisponibilidade da API, alguns clientes podem ter posts já realizados através da Etus ocultados.
Nossos perfis oficiais no Instagram e Facebook, assim como dos fundadores, também estão indisponíveis.
Já estamos trabalhando junto ao Facebook, e estamos confiantes que pelo nosso histórico de parceria de mais de 5 anos, nossa API será restabelecida nas próximas horas.
Os clientes não tiveram suas contas afetadas e podem continuar publicando normalmente por meio de suas próprias páginas, utilizando as ferramentas próprias do Facebook, como o Business Suite, ou outras ferramentas autorizadas.
Em junho deste ano, o Facebook tirou do ar a plataforma mLabs, ferramenta similar à Etus. Na ocasião, mais de 300 mil contas dos clientes da plataforma também tiveram publicações removidas.