O Nikon Small World, evento anual de fotografia microscópica realizado pela fabricante japonesa, divulgou os vencedores da 46ª edição da competição.
“Por 46 anos, o objetivo da competição Nikon Small World tem sido compartilhar imagens microscópicas que visualmente combinam arte e ciência para o público em geral”, disse Eric Flem, gerente de comunicações da Nikon Instruments. “À medida que as técnicas e tecnologias de imagem se tornam mais avançadas, temos o orgulho de apresentar as imagens que esta combinação de pesquisa, criatividade, tecnologia de imagem e experiência pode trazer para a descoberta científica. O vencedor do primeiro lugar deste ano é um exemplo impressionante”.
A equipe de Daniel Castranova levou o prêmio principal por sua foto engenhosamente renderizada e tecnicamente imaculada de um peixe-zebra, feita no National Institutes of Health. A imagem é uma vista dorsal da cabeça de um peixe com esqueleto fluorescente, tirada usando microscopia confocal e empilhamento de imagens. Castranova juntou mais de 350 imagens individuais para criar este visual único e impressionante.
“A imagem é linda, mas também mostra o quão poderoso o peixe-zebra pode ser como modelo para o desenvolvimento dos vasos linfáticos”, comenta Castranova.
O segundo lugar ficou com Daniel Knop, por sua imagem do desenvolvimento embrionário de um peixe-palhaço. A fotografia mostra o desenvolvimento desde horas após a fertilização, até horas antes da eclosão. O principal desafio era criar imagens nítidas e focadas enquanto o embrião estava vivo e em movimento.
O terceiro lugar foi concedido ao Dr. Igor Siwanowicz, veterano do concurso, por sua imagem da língua de um caracol de água doce.
Além dos três primeiros colocados, o Nikon Small World reconheceu 85 fotos entre milhares de inscrições de cientistas e artistas de todo o mundo.
A galeria completa da competição está disponível no site oficial.