Essa é uma dúvida muito frequente entre os profissionais freelancers, autônomos e MEIs. As vezes, nos preocupamos demais com o trabalho em si, e esquecemos de organizar nossa vida financeira.
Quando você assume o compromisso de trabalhar de forma independente, é necessário lembrar que muitas responsabilidades surgem de uma para outra. Uma delas é manter um registro de tudo que você recebe, e tudo que você gasta. Isso ajuda na hora de saber o que está acontecendo exatamente no seu momento atual, e possibilita a previsão de custos futuros, o que pode livrar você de algumas surpresas.
Para ajudar você nessa jornada, listamos algumas dicas fundamentais para obter sucesso com seu negócio independente:
- Crie o hábito de separar as contas pessoais das contas profissionais
Separando as receitas e despesas dessa forma, você garante uma melhor organização financeira e aumenta suas chances de crescimento.
- Utilize uma planilha de controle financeiro ou um sistema online para organizar suas receitas e despesas
O ato de manter um registro de entradas e saídas permite que você tenha controle sobre a saúde financeira do seu negócio e lhe possibilita a previsibilidade de contas a pagar e receber.
- Monitore os gastos – tanto pessoais, quanto profissionais
Utilize sua planilha de fluxo de caixa para monitorar quanto está sendo gasto, assim você tem maior controle sobre seus custos.
- Defina metas e objetivos
Onde você quer estar daqui a seis meses? E daqui a um ano? Trace objetivos, defina números e corra atrás deles.
- Abra uma conta jurídica no seu banco
Como já visto, separar as contas pessoais das contas profissionais é essencial. Uma conta empresarial vai ajudar muito (você precisa ter um CNPJ para isso).